Com a proximidade do Carnaval, é crucial conscientizar sobre a importância da prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Saiba mais sobre as ISTs mais comuns, seus sintomas e estratégias preventivas para garantir a saúde sexual durante essa época festiva.

 

HPV

O HPV é uma das ISTs mais conhecidas, pode ser assintomático ou causar verrugas genitais. A prevenção inclui vacinação e uso de preservativo durante todas as relações sexuais.

 

Sífilis

Caracterizada por feridas nos genitais, pode evoluir para sintomas mais graves se não tratada, como manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. A prevenção é através do uso de preservativos e testes regulares.

 

HIV

O vírus da imunodeficiência humana pode ser assintomático por anos. A prevenção consiste no uso de preservativos e testagem frequente, além de evitar compartilhamento de agulhas e objetos cortantes.

 

Herpes

Causa feridas nos genitais ou na boca. A prevenção inclui o uso de preservativos e evitar contato direto com as lesões.

 

Gonorreia

Provoca sintomas como dor ao urinar e corrimento. A prevenção inclui uso de preservativos e testagem regular.

 

Como podemos perceber, o uso correto e consistente do preservativo é fundamental para prevenir todo tipo de ISTs. Além disso, a vacinação contra o HPV é recomendada para adolescentes e jovens. Testes regulares para ISTs, especialmente após atividade sexual desprotegida, são essenciais para diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

Durante o Carnaval, celebre com responsabilidade, e não se esqueça de priorizar sua saúde sexual. Adote medidas preventivas, faça testes regularmente e proteja-se para desfrutar dessa festividade com segurança e tranquilidade. Agende uma consulta na Urobrasil para mais orientações sobre prevenção de ISTs.