O câncer de próstata é o tipo mais comum de tumor entre a população masculina, representando quase 30% dos diagnósticos no país, segundo o INCA. Em 2021, o Brasil registrou 44 mortes por dia ocasionados pela patologia. O diagnóstico precoce, ainda um tabu para muitos, é a melhor maneira de ter sucesso no tratamento. Entenda neste artigo tudo o que você precisa saber sobre essa doença.

 

O câncer de próstata apresenta sintomas?

 

Em sua fase inicial, o câncer de próstata raramente apresenta sintomas – o que o torna ainda mais perigoso, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Tumores em estágios mais avançados podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, dor ou ardência ao urinar ou ejacular, e presença de sangue na urina.

 

Quais são os fatores de risco?

 

É importante consultar um urologista com regularidade. Porém, homens que apresentam alguns dos fatores de risco abaixo devem redobrar a atenção e os cuidados:

    • Idade: após os 55 anos, a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente. Porém, é importante citar que, dependendo de outros fatores, a doença pode atingir homens mais jovens também;
    • Etnia: alguns estudos comprovam que a doença é mais frequente em homens com ascendência africana;
    • Histórico familiar: ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença;
    • Sobrepeso e obesidade

 

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

 

A doença pode ser diagnosticada através de duas maneiras: exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso o urologista identifique aumento anormal da próstata ou alteração no PSA, uma biópsia se torna necessária para averiguar a presença de um tumor, e se ele é maligno ou benigno.

 

Próstata aumentada sempre indica câncer?

 

A hiperplasia prostática é um crescimento benigno da glândula que não está relacionado ao câncer. Porém, esse crescimento também precisa ser diagnosticado e tratado, uma vez que esse aumento da próstata pode prejudicar a qualidade de vida do homem.

Outra doença que ocasiona esse crescimento é a prostatite, uma inflamação que é causada, geralmente, por bactérias, e que também exige tratamento.

 

Qual é o melhor tratamento para o câncer de próstata?

 

O tratamento ideal só pode ser indicado por um especialista, e varia de acordo com cada paciente, estilo de vida, idade, quadro clínico geral, extensão do tumor e se há  metástase ou não.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais.

Caso o tumor tenha se espalhado para outras regiões do corpo, geralmente o tratamento é realizado com hormônio.

 

É possível prevenir o câncer de próstata?

 

A maioria dos fatores de risco não pode ser controlada. Porém, alguns hábitos ajudam a diminuir o risco de câncer de próstata, como: ter uma alimentação balanceada com grande variedade de vegetais e frutas diariamente; manter um peso saudável; praticar exercícios físicos por, no mínimo, 30 minutos diários; não fumar e evitar o consumo de bebidas alcóolicas. 

 

Preciso fazer os exames mesmo sem sinais ou riscos da doença?


Caso você não possua nenhum fator de risco e não apresente qualquer sinal da doença, converse com seu urologista para saber mais, segundo a sociedade brasileira de urologia todo homem a partir dos 50 anos de idade deve realizar exames preventivos. Quer marcar uma consulta com um de nossos especialistas? A Urobrasil possui uma infraestrutura de alto padrão para atender com qualidade e excelência pacientes particulares e de convênios. Agende pelo WhatsApp, telefone ou site!